domingo, 13 de outubro de 2013

Como funciona o motor do seu carro explicado em gif

Motor a gasolina de quatro tempos


Nesses motores os gases gerados
 pela combustão completam um ciclo termodinâmico, baseado em quatro etapas, a cada duas voltas no eixo.
São eles a  Admissão, Compressão, Combustão e Exaustão:
No tempo 1 :admissão
É na fase de admissão onde ocorre a entrada do ar e do combustível no cilindro. As válvulas de admissão abrem para que essa passagem aconteça. Nesse momento, o pistão está descendo. Entra a mistura ar combustível.
No tempo 2 :compressão 
Não basta apenas jogar o ar e combustível. Para haver a explosão e a força desejada, o pistão sobe comprimindo a mistura.o pistão sobe e acontece a compressão da mistura.

No tempo 3 :combustão 
No momento máximo dessa compressão, é a hora da vela entrar em ação. . Ela lança uma faísca que explode a mistura impulsionando violentamente o pistão para baixo. Essa força motriz é transmitida à árvore de manivelas e depois passada ao sistema de tração do veículo.
A explosão impulsiona o pistão do motor transformando a energia da explosão em energia mecânica de movimento do motor.

No tempo 4 :exaustão 
Por fim, o pistão sobe novamente expelindo os gases da explosão para fora do cilindro. As válvulas de exaustão são as responsáveis por abrir passagem para esses gases. Ao chegar à altura máxima, o ciclo tem novamente início com uma nova admissão de gases e assim por diante.
São expelidos os gases gerados da combustão ( escape )

Uma curiosidade é como isso ocorre nos motores à diesel. São os mesmos quatro tempos, porém a compressão é feita apenas com ar, o qual é altamente comprimido, atingindo altíssima temperatura. No momento máximo da compressão, o óleo diesel é injetado sob pressão e se auto inflama em contato com o ar quente.

Motor em linha de 6 cilindros


Esse tipo de motor está caindo em desuso, sendo substituído pelos modelos em V.Ele foi muito utilizado em automóveis da GM como Opala, Caravan e automóveis da Ford como o Maveric

Dois cilindros de um motor em V



Imagem do corte de um motor em V, mostrando dois de seus cilindros. As configurações mais comuns são os modelos V6 e V8.


Motor plano



Muito comum em modelos da Porsche, esse motor pode ser instalado em partes baixas do veículo, ajudando a reduzir o seu centro de gravidade.

VTEC


Exemplo da tecnologia do motor de explosão de quatro tempos, o qual usa dois comandos de válvulas, empregado pela Honda em seus carros.

Turbocharger

Mecanismo utilizado para aumentar a potência dos motores de automóveis — prática disseminada entre carros de alta performance e de corrida.

Diferencial

Equipamento responsável por distribuir igualmente a força gerada pelo motor entre os dois eixos.


Transmissão CVT



Por usar duas polias de tamanhos diferentes, essa categoria de transmissão pode simular uma quantidade quase infinita de relação de marchas. Ela teria sido inventada por Da Vinci em 1490.


Transmissão de dupla embreagem



Também conhecido como transmissão semiautomática, essa tecnologia reproduz o funcionamento de duas caixas de câmbio em uma só.


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